quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O Nosso Tema

Boas!

Caros visitantes, este blog é sobre o nosso projecto para um veiculo citadino movido a hidrogénio, o Urban H2.

Somos um grupo de "estudantes" do 12º Ano e para disciplina de Área de Projecto optamos por fazer um trabalho que realmente dê "frutos", que tenha um objectivo concreto: Combater a crescente poluiçao sentida no planeta.

Passemos a explicar em que consiste o nosso tema:

Se repararmos bem, grande parte da poluiçao atmosférica nas cidades deve-se aos transportes e respectivo tráfego urbano. Grande parte dos carros, têm uma capacidade de 5 pessoas, e apenas viajam 1 ou 2 pessoas no máximo. Por exemplo , existem 1000 carros numa cidade, esses 1000 carros podiam ser reduzidos a 300 carros ou 25 autocarros.



Esta diminuição dos recursos levava a uma redução do consumo de energia e, consequentemente , a uma diminuição dos poluentes atmosféricos. Vejam o esquema:





Contudo, apesar destas evidências todas, estas ideias sao utopias na sociedade onde vivemos, pois era preciso que cada pessoa deixasse o comodismo dos automóveis e era tambem preciso uma rede de transportes públicos bastante eficiente e alargada.

E é aqui que aparece a nossa ideia ... Criar um monolugar citadino movido a hidrogénio.

Voces agora podem perguntar o porquê de ser monolugar, de ser citadino ou de ser movido a hidrogénio.
Nós expômos a nossa ideia de criar este veículo:
Como qualquer coisa na terra, devido à força da gravidade existente, quanto mais pesado fôr o corpo, mais energia tem de ser gasta para o mover, F=m.a . Por isso, já que nas cidades o tráfego flui a uma media de 50km/h, e que cada automóvel leva 1 pessoa, a ideia é criar um veículo leve, compacto e, principalmente, ecológico. Assim, temos menos peso, logo menos consumo de energia. Este reduzido consumo de energia pode ser suportado por uma fonte não poluente ainda não muito aplicada: o Hidrogénio.



Por hoje ficamos por aqui, em breve voltaremos a postar. Esperamos que este tema vos suscite interesse e imaginaçao e, como tal, quaisquer ideias, ajudas ou incentivos são muito bem vindos.

Sem comentários:

BlogBlogs.Com.Br